Ergonomia

 Introdução

Neste post vou falar sobre a Ergonomia e explicar o que é e onde se pode aplicar. Vou falar também sobre as vantagens que a ergonomia pode trazer para a Higiene e Segurança no trabalho. Vou ainda falar sobre os fatores ambientais que podem prejudicar o bem-estar no trabalho. A ergonomia é a aplicação do conhecimento científico no design de objetos, sistemas e tecnologia utilizada pelo ser humano com o objetivo de garantir a saúde e segurança dos trabalhadores e aumentar os níveis de produtividade. 

Desenvolvimento

O conceito de ergonomia pode ser subdividido em : física, cognitiva e organizacional.
A ergonomia física baseia-se em estudar a relação do trabalhador como trabalho num aspeto físico.
A ergonomia cognitiva baseia-se em avaliar e intervir em tudo o que diga respeito ao bem-estar mental do trabalhador.
A ergonomia organizacional baseia-se em avaliar a forma como o trabalhador se sente no seu contexto profissional.
O objetivo da ergonomia é garantir que as pessoas tiram o máximo de proveito das atividades realizadas em condições de sua saúde e segurança.
A ergonomia, seja ela qual for, é muito importante na Higiene e Segurança no trabalho pois traz vantagens tais como melhores condições de trabalho, menores custos humanos, maior produtividade, formação com o objetivo de prevenir. A ergonomia não traz só vantagens, também traz consequências quando não aplicadas aos princípios da mesma. Para além de provocar danos nos trabalhadores também pode trazer consequências para a própria empresa, ou seja, esta pode sofrer ao nível da produtividade e motivação dos empregados.
Existem alguns fatores que podem prejudicar o bem-estar no trabalho tais como o ruído, as vibrações, o ambiente térmico, a qualidade do ar e os sistemas de iluminação.
O ruído é um fator que, a elevados níveis, pode conduzir a perdas de audição, mas que, em níveis menos elevados, provoca o denominado "efeito intrusivo" sendo, que associadas a outros fatores, influencia negativamente a execução de tarefas que exigem concentração e a tomada de decisões quer para os trabalhadores quer para os doentes. Para redução do ruído em unidades hospitalares devemos fazer uso de calçado de sola macia, diminuição do som nos alarmes e telefones, isolamento dos doentes mais ruidosos e limitação das conversas entre o pessoal e doentes com dificuldades de audição.
A vibração é um dos fatores de risco de natureza física felizmente pouco frequente a nível das instituições hospitalares. A nível dos doentes, as lesões provocadas pelas vibrações podem facilmente ser percebidas, basta para isso pensar em determinadas técnicas de terapia como o ultrassom terapêutico e a litotripsia.
O ambiente térmico é outro dos fatores de risco pois á medida que o nível de stress térmico se eleva acima da zona de conforto, aparecem estados sucessivos de mal-estar psicológico que vão desde a sensação puramente subjetiva de estar incomodado, a uma redução apreciável do rendimento de tarefas que exigem destreza manual. Assim as unidades de saúde devem por isso, ter equipamentos de climatização que garantam adequadas condições de conforto e de higiene.
Uma ventilação adequada deveria renovar o ar na totalidade e distribuir ar fresco por todo o edifício, com uma temperatura e humidade controladas. A ausência de humidificadores do ar contribui para que as mucosas sequem, sendo também responsável por problemas respiratórios. A ventilação inadequada é de facto uma "consequência" para a qualidade do ar.
Outro fator de risco de natureza física é a iluminação. Uma iluminação adequada é uma condição imprescindível para obter não só conforto no posto de trabalho mas também o rendimento laboral dos empregadores. Os sistemas de iluminação são importantes em todas as situações de trabalho dado que a maioria das tarefas realizadas o trabalhador tem a absoluta necessidade de ver bem a zona de trabalho e os objetos que estão a manipular. 

Conclusão

Eu achei este tema muito importante dado que a ergonomia é a disciplina científica preocupada com a compreensão das interações entre os humanos e outros elementos de um sistema, e a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar para otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema.
Fiz este post com a intenção de que vocês fiquem a saber tudo sobre a ergonomia, o que consiste, o que é, entre outras.
Obrigada!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Medidas de prevenção, proteção e tipos de atuação no âmbito SHST